Gerônimo
Nessa cidade todo mundo é d'Oxum
Homem, menino, menina, mulher
Toda gente irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada
Presente na água doce
Presente na água salgada
E toda cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só
A força que mora n'água
Não faz distinção de cor
E toda cidade é d'Oxum
É d'Oxum
É d'Oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Iá aguibá Oxum aurá olu adupé
A Música Popular Brasileira, em especial a baiana, recebeu ao longo os anos, fortes influencias das religiões afro-brasileiras que, por conseguinte, influenciaram desde grupos musicais contemporâneos até manifestações culturais tradicionais que articulam a própria música e a dança. A difusão dos meios artísticos (dança, teatro, música) possibilita o contato com os valores de uma determinada religião. A partir do momento que esta ultrapassa os limites do local de seu culto e se propaga para todo povo e em qualquer tempo. Assim, a música configura-se como importante veículo de divulgação do universo religioso (em especial, da umbanda e do candomblé), ajudando a desmistificar o imaginário sobre o mesmo que está arraigado a cultura nacional.
A Música Popular Brasileira, em especial a baiana, recebeu ao longo os anos, fortes influencias das religiões afro-brasileiras que, por conseguinte, influenciaram desde grupos musicais contemporâneos até manifestações culturais tradicionais que articulam a própria música e a dança. A difusão dos meios artísticos (dança, teatro, música) possibilita o contato com os valores de uma determinada religião. A partir do momento que esta ultrapassa os limites do local de seu culto e se propaga para todo povo e em qualquer tempo. Assim, a música configura-se como importante veículo de divulgação do universo religioso (em especial, da umbanda e do candomblé), ajudando a desmistificar o imaginário sobre o mesmo que está arraigado a cultura nacional.
A música aqui exposta, do compositor baiano Gerônimo, demonstra a influência das religiões de matriz africana, na música brasileira, em especial na baiana. A religiosidade afro-brasileira é valorizada e todos são iguais e abençoados pelos orixás de “água doce”.
Fazendo uma breve interpretação sobre alguns versos desta música, podemos perceber a ideia do compositor de que as religiões de origem africana estão diluídas nas praticas e nos valores familiares, sendo assim, pertence a todos, sem distinção. “Nessa cidade todo mundo é d'Oxum/ Homem, menino, menina, mulher”, nas religiões aqui mencionadas quando se diz que alguém pertence a algum orixá significa dizer que este alguém é filho ou filha do mesmo, por apresentar características semelhantes , sendo então um descendente.
Assim, é transmitida a ideia de que todos os baianos possuem uma ligação com o candomblé, ainda que sincreticamente. Onde o mesmo se abrange incondicionalmente para todos os povos, sem distinção de cor ou classe. “Seja tenente ou filho de pescador/ Ou importante desembargador/ Se der presente é tudo uma coisa só/ A força que mora n'água/ Não faz distinção de cor/E toda cidade é d'Oxum.”
Fazendo uma breve interpretação sobre alguns versos desta música, podemos perceber a ideia do compositor de que as religiões de origem africana estão diluídas nas praticas e nos valores familiares, sendo assim, pertence a todos, sem distinção. “Nessa cidade todo mundo é d'Oxum/ Homem, menino, menina, mulher”, nas religiões aqui mencionadas quando se diz que alguém pertence a algum orixá significa dizer que este alguém é filho ou filha do mesmo, por apresentar características semelhantes , sendo então um descendente.
Assim, é transmitida a ideia de que todos os baianos possuem uma ligação com o candomblé, ainda que sincreticamente. Onde o mesmo se abrange incondicionalmente para todos os povos, sem distinção de cor ou classe. “Seja tenente ou filho de pescador/ Ou importante desembargador/ Se der presente é tudo uma coisa só/ A força que mora n'água/ Não faz distinção de cor/E toda cidade é d'Oxum.”
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