quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Barravento

Análise do filme "Barravento" de Glauber Rocha, sob a perspectiva do Candomblé





Ofereço-te Exu /
O ebó das minhas palavras /
Neste padê que te consagra /
Não eu / Porém os meus e teus / 
Irmãos e irmãs em Olorum / 
Nosso pai / Está / No Orum / Laroiê!

O filme “Barravento” é ambientado na praia de Buraquinho, numa aldeia de pescadores denominada de Xereu, onde a vida é calma e lenta, e onde vivem vários descendentes de escravos que vieram da África.

Quando os escravos africanos desembarcaram no Brasil trouxeram consigo somente aquilo que nenhum dominador podia arrancá-lo, aquilo que seria seu apoio e sustento para sobreviver às condições degradantes, como miséria e analfabetismo: a fé. Arrancados à força de suas nações não podiam encontrar aqui nenhum ponto de referência que suprisse suas necessidades humanas, espirituais e materiais. Foi nos seus deuses de origem e na natureza que buscaram e encontraram forças para resistir. E foi nesse contexto que nasceu, portanto, o sistema religioso do Candomblé, centrado no culto aos orixás, ancestrais divinizados.




Firmino (Antônio Pitanga) é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele sente atração por Cota (Luíza Maranhão), ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína (Lucy Carvalho), que, por sua vez, gosta de Aruã (Aldo Teixeira). Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. Pois de acordo com a mãe-de-santo da aldeia: “Aqui não se faz nada contra quem é protegido de Iemanjá”.




Durante o filme podemos perceber manifestações enraizadas pelos descendentes dos escravos africanos e que depois tornaram-se características próprias da cultura negra, da identidade negra. Como a capoeira e o candomblé.
Dentre as contribuições dos africanos para a sociedade brasileira, destacamos a religiosidade, com toda sua diversidade. A palavra Candomblé é de origem banta, que significa um complexo de crenças, rituais litúrgicos, cultos e conhecimentos.
O candomblé recebeu uma maior influência das tradições religiosas da região ocidental da África, que tinham como prática o culto de imagens em pequenos altares e os sacrifícios de animais em oferendas às divindades, realizados em espaços especificamente destinados aos rituais coletivos.

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