Para um melhor entendimento acerca do papel do Exú dentro das religiões de matriz africana
“Não derrubo quem não merece, nem elevo quem não fizer por merecer. Não traio ninguém, mas não deixo de castigar um traidor. Não castigo um inocente, mas não perdôo um culpado. Não dou a um devedor, mas não tiro de um credor. Não salvo a quem quer perder-se, mas não ponho a perder quem quer salvar-se. Não ajudo a morrer quem quer viver, mas não deixo vivo quem quer matar-se. Não tomo de quem achar, mas não devolvo a quem perder. Não pego o poder do Senhor da Luz, mas não recuso o poder do Senhor das Trevas. Não induzo ninguém a abandonar o caminho da Lei, mas não culpo quem dele se afastar. Não ajudo quem não quer ser ajudado, mas não nego ajuda a quem merecer. Sirvo à Luz. Mas também sirvo às Trevas. No meu reino eu mando e sei me comportar. Não peço o impossível, mas dou o possível. Nem tudo que me pedem eu dou, mas nem tudo que dou é porque me pediram. Só respeito a Lei do Grande da Luz e das Trevas e nada mais.”
A
partir dessa passagem retirada do livro “O Guardião das Trevas”, podemos entender
u pouco melhor sobre Exú, uma entidade das religiões de matrizes
afro-brasileiras que sempre foi muito estereotipado.
Apesar
de sua fama de mal e de constantemente ser considerado o diabo do cristianismo,
exú na verdade é o orixá mensageiro, que respeita o princípio da reciprocidade.
Ele representa a comunicação entre o mundo dos humanos (ayé), e o mundo dos
espíritos (orum).
Responsável
pelas entregas das oferendas aos orixás, ele também é sempre chamado nos cultos
por ser ele o encarregado pela abertura do caminho aos demais, para chegarem ao
local que estão sendo cultuados. Mesmo sendo capaz de trafegar entre ambas as
dimensões, seu único contato real com os seres humanos é pelas incorporações,
quando o corpo de uma determinada pessoa passa a ser controlada pela consciência
de um orixá.
Seu
dia é a segunda feira, sua saudação é “Laroié!” e sua cores são o vermelho e o
preto. Ele é poderoso e representa as contradições e as transformações, podendo
agir de forma maléfica ou não, pois além de tudo é muito brincalhão, e quando
ignorado gosta de se vingar. Estas são as características que levam aqueles que
não o compreendem confundi-lo como causador do mal, mas nas religiões de matriz
africana, não existe o maniqueísmo bem formado como nas religiões cristãs,
podendo uma mesma entidade representar o bem e o mal, como no caso de exú. Ele
também é o guardião dos terreiros, usando sempre de sua astúcia e força, como
também podemos compreender pelo depoimento do pai de santo:
“Pela Misericórdia de DEUS, que me permitiu a convivência com essas Entidades desde a adolescência, através dos mais diferentes filhos de fé, de diferentes terreiros, aprendi a reconhecê-los e dar-lhes o justo valor. Durante todos estes anos, dos EXÚS, POMBO-GIRAS e MIRINS recebi apenas o Bem, o Amor, a Alegria, a Proteção, o Desbloqueio emocional, além de muitas e muitas verdadeiras aulas de aprendizado variado. Esclareceram-me, afastando-me gradualmente da ILUSÃO DO PODER. Nunca me pediram nada em troca. Apenas exigiram meu próprio esforço. Mostraram-me os perigos e ensinaram-me a reconhecer a falsidade, a ignorância e as fraquezas humanas. Torno a repetir, jamais pediram algo para si próprios. Só recebi e só vi neles o Bem.”
Os
filhos de exú são pessoas alegres e inteligentes, facilmente fazem amigos e por
isso mesmo costumam ser pessoas populares. Eles se comunicam como ninguém, tem
boa lábia e são capazes de convencer a todos pelos seus charmes. Não costumam
pensar antes de agir, são festeiros, costumam se meter em confusões, mais
sempre dão um jeitinho de saírem ilesos.
Depois
desses esclarecimentos, se torna fácil entender não só quem é o verdadeiro exú,
mas também o porquê de sua injusta esteriopitação. Ele é apenas uma entidade
mensageira, guerreira e tão próxima de nós, seres humanos, afinal, ele tem
qualidade e defeitos como todos nos, o que não o torna um aliado ou o próprio
demônio.
Referência
Terreiro
de Umbanda Tio Antônio. Linhas de esquerda: “Exus e Pomba-gira”. Disponível em: <http://www.terreirotioantonio.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81:linha-de-esquerda-qexu-e-pomba-giraq&catid=34:documentos&Itemid=55>.
Candomblé,
o mundo dos orixás: exú. Disponível em: <http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/exu/>.
<https://www.facebook.com/FilhosDeUmbanda1/posts/349035018545596>.
Exú:
o mensageiro dos orixás. Disponível em: <http://www.imagick.org.br/apres/ArtigoTextos/TesourosMitologicos/Exu.html>.
<http://pensador.uol.com.br/frase/NzIyOTky/>.
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